Thursday, July 16, 2009

Passado é para Sempre...

Passado é coisa estranha! Seja ele bom ou ruim, de jovens ou velhos, remoto ou relativamente recente, sempre mexe com a gente de maneira prositiva ou negativa, instiga e perturba.
Conversando, dia desses, com uma prima de longe, pude constatar o quanto o passado está cada vez mais presente e para sempre vai fazer parte de nossas vidas.
Segundo a tal prima, seu passado foi perfeito, agitado, inquietante! Já o presente, confessa ser uma verdadeira monotonia, que ela atribui às escolhas que fez nos últimos tempos e o "se deixar levar" pelas circunstâncias.
_Não estou satisfeita com isso! Essa não sou eu... Tudo me fez mudar, até de personalidade! - Ela reclamou com um misto de nostalgia e revolta.
Coincidência ou não, no mesmo dia, uma amigo também relatou sobre parte de seu passado. Jovem, mas não tanto quanto a prima, o rapaz lamenta o tempo perdido, decisões mal tomadas e uma certa acomodação de sua parte em relação a fatos que o levaram a um passado doloroso, cheio de significados e sentimentos, mas um passado lembrado hoje com muita cautela.
Eis aqui situações diferentes... Vidas simplesmente, como muitas outras que fazem de seu passado o norte para um futuro melhor.
E você? O que seu passado representa? Uma avaliação positiva dos acontecimentos ou a lamentação de perdas?
Ele vai sempre ser presente em nossas vidas, não importa o quanto queiramos esquece-lo. Vai continuar atormentando, trazendo saudades, ou até sarando feridas. Mas ainda sim, será passado!
Vale como arrependimento??? Vale...
Vale como motivação??? Muito...
Vale como forma de sofrimento e auto tortura??? Acho que não!!!
Passado é coisa boa, quer traga lembranças positivas ou negativas ele é seu e ninguém tira! É experiência para o presente.
Não pare o que está fazendo agora para remoer o passado. Pode sim, processar aquilo que ficou mal resolvido, mas é bom ressaltar... "o que não tem remédio, remediado está"... e isso vale para quase todas as ocasiões quando se trata de passado. Qto mais remoto, menos soluções apresenta e você precisa se convencer disso.
É melhor passar o mínimo de tempo processando um fato do passado, de modo que sejam tiradas as experiências necessárias e depois voltar a viver a vida... Volte a ser feliz como antes, a se dedicar ao que gostava, tire os resquícios de relacionamentos mal resolvidos eles servirão para não cometer os mesmos erros. Deixe o passado onde está! No passado.
Mas cuidado! Tudo muda... Nós mudamos, todo mundo muda!!! O passado, no final das contas, passa a ser apenas um molde e que não deve ser levado tão a sério...
Cada situação é uma, cada pessoa tem sua individualidade e personalidade e cada época tem suas prioridades!!!

No comments: